COVID-19
Os efeitos da pandemia no meio ambiente
Clica aqui
COVID-19
Os efeitos da pandemia no meio ambiente
Clica aqui
COVID-19
Os efeitos da pandemia no meio ambiente
Clica aqui
Previous
Next

Porquê o Reciclar Não Chega?

Não sou de extremos nem pretendo ser nenhum exemplo para a sociedade. Desde há algum tempo que comecei a questionar a forma como consumia. Conhecem aquela história do anjinho que vos tenta ajudar a tomar a decisão mais acertada, e a do diabo que vos desencaminha? Bem, é importante sermos ponderados e ouvir mais vezes o primeiro do que o segundo. Questiona-te se efetivamente precisas de um determinado bem ou se, por ventura, não estarás a alimentar uma falsa necessidade para sentires uma sensação de conforto. 

Por cada escolha de consumo que faças existe sempre uma pegada ambiental associada. Vivemos numa época em que o “velho” que ainda está bom, tem de ser trocado. Porquê? As constantes inovações apregoadas pelas diferentes marcas (ou a falta delas), levam a que sejamos bombardeados com impulsos ao consumo. Resistam e questionem-se da mais valia do produto nas vossas vidas. 

Esta plataforma não tem por objetivo mudar a pessoa que são, mas sim chamar-vos à atenção para determinados comportamentos. Pequenos gestos que fazem a diferença. O plástico é um dos venenos deste planeta. Na minha viagem ao Sudeste Asiático por 5 meses, essa realidade foi bem visível. No Cambodja, na ilha de Koh Rong (paradisíaca, diga-se de passagem), o lixo na areia destoava do azul turqueza do mar. Decidi pedir sacos de plástico no bar da praia para apanhar parte do que estava na costa e o resultado foi o que se encontra ao lado.

Estou longe de ser perfeito no que toca ao ambiente, mas penso que quando já estamos alerta e procuramos alternativas mais sustentáveis é meio caminho para um futuro melhor. Não sou vegetariano ou veagan, no entanto tenho tentado incluir algumas receitas sem recurso a carne ou peixe na minha alimentação. Reciclo. Não uso sacos de plástico quando compro frutas e legumes no supermercado. Se comprar peixe ou carne levo embalagens que reutilizo. Se comprar uma lata de cogumelos, opto pelos frascos de vidro. Passei a utilizar sabonete sólido não só para o banho como para lavar o cabelo. Escovo os dentes com uma escova de bamboo e a minha pasta vem dentro de um frasco de vidro. O meu desodorizante é um sticker que vem numa embalagem de papel. 

Como disse, estou longe de ser um exemplo, mas procuro aplicar pequenos gestos que reduzam a minha pegada ecológica. Façam o mesmo!

Reciclar não chega

Repensa. Muda. Faz. Contibui. Reduz. Reutiliza. Espalha a mensagem.

Se todos pensarmos sustentável, o planeta e as gerações futuras vão agradecer. 

As minhas redes sociais

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough