ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Uma escola feita de lixo? Sim, no Cambodja!

Cocunut School Cambodja

Quem me conhece sabe a minha ligação ao Sudeste Asiático. Sem nunca ter sonhado visitar esta parte do mundo, o que é certo é que em 2019 decidi mudar o rumo da minha vida e fazer uma viagem por 7 países durante pouco mais de 5 meses. 

O Cambodja foi um deles, onde estive entre cidade frenéticas, ilhas paradísiacas e vilas mais rurais. 

Por esse motivo, decidi hoje partilhar convosco um exemplo de como a reutilização de materiais pode contribuir para a criação de qualquer coisa, até de uma escola

Cocunut School

A minha procupação com a utilização excessiva do plástico começou a surgir precisamente durante a minha viagem. O lixo nas ruas era visível, a forma como este material era utilizado e descartado passados poucos segundos impressionava-me. Nestes países, a educação ambiental não se assemelha à que existe em Portugal ou no resto da Europa. Por esse motivo, é também impressionante este exemplo que hoje partilho convosco. 

Foi no Cambodja que foi construída a primeira escola feita de lixo. Sim, é verdade. O seu fundador teve em consideração duas realidades: por um lado o facto de existir muito lixo no seu país e, por outro, a utilização das crianças pelos seus pais para a venda de souvenirs aos turistas (algo com o qual contactei várias vezes).

A montanha onde foi construída esta escola não tinha eletricidade ou água, o que tornou a tarefa ainda mais difícil. No entanto, é nas adversidades que surgem as oportunidades. Por esse motivo, Oak, o fundador, não desistiu.

Utilizou garrafas de plástico para construir paredes, pneus de carros para as cadeiras e garrafões de gasolina vazios para criar cacifos. Este trabalho durou quatro anos, e originou a Cocunut School

Para frequentar esta escola, as crianças não têm de pagar nenhum valor monetário. A sua contribuição está no lixo que entregam para liquidar a sua mensalidade. Este material é utilizado mais tarde para a manutenção da escola e, igualmente, para criar outras divisões. 

Cocunut School Cambodja

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough