Uma caderneta sustentável? O que é isso? Vamos ter cromos físicos? Não, descansem. Trata-se da nova rúbrica do Reciclar Não Chega!
Assim, numa altura em que estamos em confinamento, pretendemos alertar-te para a necessidade de, também neste período, não te esqueceres de que é necessário atuar. Neste sentido, convidámos alguns influenciadores e marcas a dar o testemunho, mostrando-nos que a mudança não é assim tão difícil.
Seja através da redução do nosso consumo, da alimentação, do apoio à economia circular ou, simplesmente, mostrando à nossa rede o que tem vindo a acontecer naquele que é o NOSSO Planeta.
O autocolante (extra) de hoje pertence à Organii, uma marca de cosmética 100% portuguesa.
Caderneta Sustentável I Especial Confinamento (12 – Autocolante Extra)

Como surgiu a ideia de criar a Organii?
A Organii surgiu de uma ideia muito própria. A Cátia e a Rita Curica (CEO’s da Organii) sempre tiveram uma pele muito sensível e reativa e faziam várias alergias a produtos de higiene, mesmo de farmácia.
Na altura não havia muita cosmética natural em Portugal e, depois de muitos estudos, experiências e conhecimento das várias marcas existentes no estrangeiro, que mereciam ser comercializadas cá, surgiu a ideia de criar a primeira loja de cosmética biológica, na Rua Anchieta, em Lisboa, a 5 de junho de 2009, onde continuamos até hoje.
Foi uma ideia que surgiu da necessidade e que foi evoluindo com muitas nuances, mas sempre com o mesmo pensamento: a procura de marcas bio de qualidade, familiares, com respeito pela nossa pele, animais e pelo Planeta.
Quais os valores da Organii?
Contribuir sempre para um consumidor mais informado, que coloque o seu bem-estar e a sua saúde em primeiro lugar e que, ao mesmo tempo, prefira o melhor para o Planeta, para as pessoas e animais que o habitam.
É bom haver poder de escolha mas, para nós, o pensamento crítico é a chave da nossa evolução. Na Organii fazemos os possíveis para colaborar para um mundo mais consciente e sustentável, trabalhando sempre com o menor impacto ambiental possível.
A Organii foi a primeira empresa em Portugal especializada em cosmética biológica. Como foi a aceitação?
Muito boa! Ao início é claro que tínhamos de explicar tudo, desde as diferenças entre cosmética biológica à convencional, o que é o cruelty free, etc. Agora as pessoas já estão muito mais informadas e vêm com perguntas mais específicas, como o tipo de plástico utilizado nas embalagens – se é 100% reciclável ou não, por exemplo.
Qual o vosso produto mais popular?
Óleo de argão, sem dúvida. Somos culpados, porque para nós é mesmo um super produto e fazemos imensa comunicação à volta deste óleo.
Para além dos vossos produtos, vendem também artigos de outras marcas. Como fazem essa seleção?
É um processo de seleção longo e não tão romântico como as pessoas pensam.
Existem muitos fatores a ter em conta e a pôr na balança antes de avançarmos com um negócio.
Por exemplo, muitas marcas dizem-se naturais, mas “natural” quer dizer que tem extrato natural, independentemente da forma como foi obtido, por isso pode ou não ter formulação sintética.
Quando vemos propostas de marcas com gel de duche a custar 1 euro, sabemos que alguma coisa não está bem. Existe a produção do ingrediente, o custo da embalagem, a mão de obra, as condições…
Alguma destas coisas no caminho, falham.
Depois obviamente que lemos e estudamos todos os ingredientes de cada produto e experimentamos, para ver se realmente funcionam ou se enquadram nos nossos valores.
Qual o feedback que têm recebido por parte dos vossos consumidores?
Temos clientes muito fiéis, que estão connosco desde a abertura da primeira loja, há mais de 11 anos. Claro que a nossa comunidade tem vindo a crescer cada vez mais, e isso dá-nos sempre a força necessária para continuar. 😊
A Organii Bebé é focada na puericultura ecológica. Como surgiu a ideia de terem uma componente focada em bebés e qual produto destacam.
Aconteceu quando a maternidade também surgiu na vida das suas fundadoras. Seguimos a mesma linha estruturante da Organii, oferecendo os melhores produtos biológicos para uma maternidade mais natural e ecológica.
Neste momento, toda a nossa linha de bebé está em Outlet porque vamos descontinuar estes artigos e focarmo-nos apenas na cosmética biológica. É um mundo que adoramos, mas muito trabalhoso e que envolve muitas horas do nosso dia. Somos uma equipa muito perfecionista e exigente, por isso optámos por escolher apenas uma área de negócio.
Sabemos que os protetores solares convencionais têm bastantes químicos presentes. Em que se diferenciam os protetores solares biológicos que vendem?
Esse é um assunto que dá muito que falar, mas a grande diferença está na sua composição.
As substâncias químicas do protetor solar sintético, acabam por penetrar na barreira da pele, passando para o sangue, para a urina (e nalguns casos, para o líquido amniótico) em altas concentrações e de maneira duradoura.
Enquanto um protetor bio não contém nenhuma destas substâncias, sendo por isso muito mais seguro.
Que planos têm para o futuro?
Dado o contexto pandémico atual, o plano é viver um dia de cada vez. Queremos continuar a levar bons produtos a casa das pessoas e a ter um negócio sustentável, com uma ética diferente.

Gostaste desta entrevista? Então estes artigos podem ser interessantes para ti:
- Tiago Matos / Autor da página Green Tribe
- EcoX / Marca portuguesa que produz detergentes a partir de óleos alimentares
- Cláudia Oliveira / Autora da página The Vegan Cashier
- Shaeco / Marca portuguesa que produz champôs sólidos
- Sabrina Coutinho / Autora da página Cozinha da Saab
- Zouri Shoes /Marca portuguesa que produz calçado com plástico retirado dos oceanos
- Joana Guerra Tadeu / Ambientalista Imperfeita
- Mind The Trash /Primeira loja zero waste em Portugal
- A Palhinha de Massa / Palhinhas sem culpa
- João Almeida / Autor da página @joao.269