ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Qual o impacto social e ambiental dos nossos telemóveis?

IMG_8657

Os telemóveis estão tão presentes nas nossas vidas que nem pensamos na sua pegada ecológica, no seu impacto ambiental e mesmo no seu impacto social. Há cerca de um ano troquei o meu típico iPhone por um Fairphone – um telemóvel sustentável e durável. Assim, hoje venho falar-vos dos impactos dos nossos telemóveis no planeta e nas pessoas, e em como o Fairphone trabalha para combater estes impactos. 

f a c t o s

A maioria dos telemóveis sem uso acabam em aterros sanitários. Infelizmente, isto resulta em contaminação dos solos e cursos de água e, consequentemente em perdas de biodiversidade.

O impacto social da produção de telemóveis é muito negativo. Mineiros, muitas vezes crianças, trabalham em condições sub-humanas e miseráveis na extração de minérios onde os trabalhadores estão expostos a químicos perigosos e prejudiciais à saúde.

Inúmeros recursos são extraídos do meio ambiente para a produção dos componentes de cada smartphone. Minerais como lítio, ouro, prata, alumínio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina. Nem sempre esta extração é feita de forma sustentável.

Estudos indicam que as emissões da produção de um smartphone representam 85% a 95% do total de CO2 emitido pelo aparelho ao longo do seu tempo de vida (em média 2 anos), especialmente resultante da extração dos materiais raros que compõem o interior do telemóvel.

Fotos: Fairphone

Porque estamos sempre a trocar de telemóvel?

Quando as empresas reduzem deliberadamente a vida útil de um produto, ou introduzem novas versões de produtos existentes, com o objetivo de gerar um aumento do volume de vendas. Os principais produtos alvo de obsolescência planeada são os equipamentos eletrónicos. 

Quando um produto ou serviço, que cumpre a sua função principal, passa a ser considerado obsoleto pelos consumidores devido ao aparecimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração na sua linha de montagem. 

Assim, esta estratégia promove o consumismo, pois induz-nos a comprar um produto novo em vez de consertarmos o que já temos. Para além disso, provoca um impacto ambiental significativo – resulta em acumulação de lixos, consumo de matérias-primas, consumo energético e emissão de poluentes que contaminam o ambiente.

Em contrapartida, o Fairphone é designed to open (“desenhado para ser aberto”). Ou seja, na caixa vem uma pequena chave de fendas para abrirmos e fecharmos o telemóvel quando necessário. No site da Fairphone, é possível comprar partes soltas – só a bateria, só a câmara, só a capa – para além disso, quando há updates nos componentes, podemos trocar só essa parte sem necessidade de descartar o nosso telemóvel que está ótimo, só porque saiu um melhor. 

Por exemplo, quando comprei o Fairphone 3, a câmara – que é uma das coisas que eu considero mais importantes por adorar fotografar – tinha 12MP (trás) and 8MP (frente). Agora, foi lançado o Fairphone 3+, cujas câmaras têm 48MP (trás) e 16MP (frente). No entanto, em vez de comprar a nova versão completa quando o meu telemóvel está praticamente novo, posso adquirir apenas a câmara nova e eu mesma inseri-la no meu dispositivo.

Longevidade

Quanto mais tempo utilizamos um dispositivo, menor é a sua pegada ecológica. Um estudo pelo Fraunhofer Institute, revelou que utilizar um smartphone durante 5 a 7 anos pode reduzir as suas emissões entre 28% a 40%.

A Fairphone paga salários justos e garante condições de trabalho decentes e seguras. Para além disso formam parcerias com ONGs que estão no terreno para combater a exploração infantil, que é ainda muito comum nesta área.

Transporte

O sector dos transportes é um dos maiores contribuidores para as emissões de CO2. O transporte dos Fairphones da China, onde são produzidos, para o centro de distribuição nos países baixos são feitas de comboio, o que reduz as emissões em 87%.

Partes do telemóvel como a capa, as proteções e até a mini chave de fendas que acompanha o telemóvel são feitas de plástico reciclado. Assim, gera-se 5 a 10 vezes menos emissões de CO2 comparado com as partes produzidas com materiais novos.

Como podes reciclar o teu telemóvel

Pontos de recolha:

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough