A Coca-Cola foi considerada a marca mais poluidora de plástico pela Break Free From Plastic no ano passado.
Para esta avaliação, foram recolhidas amostras de plástico em prais, rios e parques de 55 países analisados. Assim, e se em 2019 a Coca-Cola tinha estado presente em 37, em 2020 esse número aumentou para 51.
Neste sentido, a empresa tem apostado em investigações para testar protótipos de garrafas de papel. Será este investimento suficiente para reverter a realidade atual?

A Coca-Cola anunciou que vai testar este primeiro protótipo de garrafa de papel ainda no segundo semestre de 2021.
Como? Através da sua marca de bebida à base de plantas, AdeZ.
Onde? Hungria.
Público-alvo? 2000 consumidores.
O protótipo foi desenvolvido com base na parceria entre os cientistas dos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola em Bruxelas e a Paboco (The Paper Bottle Company).
O que faz a Paboco?
A Paboco utiliza uma tecnologia que tem por fim criar garrafas 100% recicláveis feitas de madeira de origem sustentável e com um revestimento de material de base biológica apta para resistir a líquidos, CO2 e oxigénio.
Pontos a reter sobre este protótipo:
- Este primeiro protótipo é 100% reciclável;
- A embalagem incluí um invólucro de papel, uma tampa de plástico e uma fina camada de plástico reciclável no interior.
Qual o compromisso da Coca-Cola em termos ambientais?
- Até 2025 a as garrafas de Coca-Cola vão ser comercializadas com 50% de plástico reciclado.
- O projeto de garrafas produzidas com plástico recolhido dos oceanos (com início apontado em 2020), está em "fase de desenvolvimento").
- A empresa anunciou a venda de garrafas com 100% de plástico reciclado no Estados Unidos.
- Até 2030 a marca quer que todas as suas embalagens sejam recolhidas, recicladas ou reutilizadas.
O objetivo da Coca-Cola passa por desenvolver uma garrafa totalmente reciclada como o papel.
"Este é um passo importante para nós, pois significa que saímos do laboratório e estamos a entrar no mundo real. E que, pela primeira vez, os consumidores vão realmente beber um dos nossos produtos num tipo potencialmente novo de embalagem de papel".