ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Será a garrafa de papel o futuro da Coca-Cola?

Coca Cola garrafa papel

A Coca-Cola foi considerada a marca mais poluidora de plástico pela Break Free From Plastic no ano passado.                                                                       

Para esta avaliação, foram recolhidas amostras de plástico em prais, rios e parques de 55 países analisados. Assim, e se em 2019 a Coca-Cola tinha estado presente em 37, em 2020 esse número aumentou para 51. 

Neste sentido, a empresa tem apostado em investigações para testar protótipos de garrafas de papel. Será este investimento suficiente para reverter a realidade atual?

Coca Cola garrafa papel

A Coca-Cola anunciou que vai testar este primeiro protótipo de garrafa de papel ainda no segundo semestre de 2021. 

Como? Através da sua marca de bebida à base de plantas, AdeZ.
Onde? Hungria.
Público-alvo? 2000 consumidores.

O protótipo foi desenvolvido com base na parceria entre os cientistas dos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola em Bruxelas e a Paboco (The Paper Bottle Company).

O que faz a Paboco?

A Paboco utiliza uma tecnologia que tem por fim criar garrafas 100% recicláveis feitas de madeira de origem sustentável e com um revestimento de material de base biológica apta para resistir a líquidos, CO2 e oxigénio.

Pontos a reter sobre este protótipo:

  • Este primeiro protótipo é 100% reciclável;
  • A embalagem incluí um invólucro de papel, uma tampa de plástico e uma fina camada de plástico reciclável no interior. 

Qual o compromisso da Coca-Cola em termos ambientais?

O objetivo da Coca-Cola passa por desenvolver uma garrafa totalmente reciclada como o papel.

"Este é um passo importante para nós, pois significa que saímos do laboratório e estamos a entrar no mundo real. E que, pela primeira vez, os consumidores vão realmente beber um dos nossos produtos num tipo potencialmente novo de embalagem de papel".

Stijn Franssen, R&D Packaging Innovation Manager para o mercado EMEA da Coca‑Cola

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough