Uma caderneta sustentável? O que é isso? Vamos ter cromos físicos? Não, descansem. Trata-se da nova rúbrica do Reciclar Não Chega!
Assim, numa altura em que estamos em confinamento, pretendemos alertar-te para a necessidade de, também neste período, não te esqueceres de que é necessário atuar. Neste sentido, convidámos alguns influenciadores e marcas a dar o testemunho, mostrando-nos que a mudança não é assim tão difícil.
Seja através da redução do nosso consumo, da alimentação, do apoio à economia circular ou, simplesmente, mostrando à nossa rede o que tem vindo a acontecer naquele que é o NOSSO Planeta.
O autocolante de hoje destaca a Zouri Shoes, uma marca nacional que reutiliza plático encontrado na costa portuguesa nas suas criações.

1. Como surgiu a ideia de criar a Zouri Shoes?
O projecto nasce de um sonho de ajudar o planeta. A ideia nasceu em 2016 mas a marca ZOURI materializou-se em Janeiro de 2018. A vontade de aliar o know-how na área de calçado ao impacto social fez nascer a Zouri.
2. Quais os valores da Zouri Shoes?
A ZOURI é uma marca de calçado Eco-Vegan com Lixo Plástico do Oceano.
Um manifesto de sustentabilidade e de comércio justo com a seleção de materiais sustentáveis, naturais e éticos, como o pinatex, feito com folhas de ananás, pele de maçã, vegan e certificada, algodão orgânico certificado, cânhamo e linho produzido na Europa, cortiça e borracha natural.
Feitos à mão localmente de forma justa em Guimarães.
3. Quais foram as principais dificuldades da Zouri Shoes para tornar os seus produtos mais sustentáveis?
4. Até ao momento, qual foi a quantidade de plástico que conseguiram retirar dos oceanos?

5. Para além do plástico reciclado, utilizam outros materiais como a fibra da folha do ananás. Como conheceram essa alternativa? No que se distingue esse material (durabilidade, flexibilidade)?
Na busca por materiais sustentáveis, naturais e éticos descobrimos o Pinatex – nome comercial do material feito com a fibra da folha do ananás, um subproduto da indústria frutícola, que tradicionalmente é descartado ou queimado. Este foi o material escolhido para o lançamento dos sneakers ZOURI.
6. Qual o maior desafio para uma marca sustentável como a Zouri Shoes para entrar num mercado que é dominado pela "fast-fashion"?

7. Qual o vosso produto estrela?
8. Qual o feedback que têm recebido por parte dos vossos consumidores?
O feedback não podia ser mais encorajador para continuarmos a nossa missão.
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