ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Caderneta Sustentável I EcoX

EcoX

Uma caderneta sustentável? O que é isso? Vamos ter cromos físicos? Não, descansem. Trata-se da nova rúbrica do Reciclar Não Chega!                       
Assim, numa altura em que estamos em confinamento, pretendemos alertar-te para a necessidade de, também neste período, não te esqueceres de que é necessário atuar. Neste sentido, convidámos alguns influenciadores e marcas a dar o testemunho, mostrando-nos que a mudança não é assim tão difícil. 

Seja através da redução do nosso consumo, da alimentação, do apoio à economia circular ou, simplesmente, mostrando à nossa rede o que tem vindo a acontecer naquele que é o NOSSO Planeta.

Conheçam hoje uma marca 100% portuguesa (já mencionada no nosso site) que reutiliza óleos alimentares para produzir detergentes sustentáveis:a EcoX.

Caderneta Sustentável I Especial Confinamento (2)

EcoX

1. Foi em 2018 que a EcoX recebeu fundos europeus para desenvolver detergentes ecológicos a partir de óleos alimentares usados. Como surgiu esta ideia?

A ideia surgiu porque uma vez um dos fundadores viu uma reportagem sobre alguém que fazia sabão a partir de azeite. Como o azeite é muito caro, deu-se o “click” para procurar uma matéria-prima alternativa que fosse um desperdício. A partir daí a ideia foi desenvolvendo-se e culminou com a criação da EcoX.

2. Qual o maior desafio para oferecer um produto sustentável?

O maior desafio é ter matérias-primas de qualidade e de baixo impacto ambiental que garantam uma eficiência dos produtos.

Não chega ter só um produto sustentável, mas também que seja eficiente e tenha que se gastar pouco para ter bons resultados (isto também é sustentabilidade!).

3. Quais são os principais valores da EcoX?

Queremos continuar a desenvolver soluções inovadoras para dar mais futuro e dar mais vida ao nosso Planeta.

Queremos fazer e ser mais todos os dias, por isso regemo-nos por estes valores:

  • Sustentabilidade, com foco na economia circular;
  • Proximidade e familiaridade, com os nossos clientes;
  • Inovação, pois temos como objetivo fazer diferente com sucesso;
  • Transparência, através da partilha de conhecimento e informação.

4. Como tem sido a aceitação dos consumidores? São já uma referência no mercado nacional?

A aceitação tem sido muito boa. Numa primeira abordagem estranham o conceito, mas depois percebem que os produtos são iguais aos restantes e eficientes pelo que acaba por se entranhar. A EcoX tem feito um caminho de implementação de um conceito diferenciador e estamos a deixar o nosso legado a cada vez mais pessoas. Queremos ser uma referência pelo nosso legado, pelo nosso conceito.

5. No que toca ao mercado internacional, já exportam para alguns países? Sim, exportamos para Espanha, Suiça e Holanda.

Sim, queremos chegar a vários países garantindo que várias pessoas conheçam o nosso conceito de economia circular e possam ter em suas casas a higienização e limpeza ecológica proveniente da reutilização de resíduos.

Ecox

6. Quando é que iremos ver numa grande superfície de retalho detergente vendido a granel?

Não sabemos. As coisas têem acontecido naturalmente e achamos que esse passo também será assim. Se houver algum retalhista que se identifique com o nosso conceito e valores, estaremos disponíveis para deixar o nosso legado também nesse tipo de clientes.

7. Porque existe tanta resistência por parte das grandes cadeias de supermercados em fazer parcerias com marcas que levam o conceito de sustentabilidade a outro nível?

Bem, essa pergunta tem que ser feita a eles, mas achamos que a maior resistência se deve essencialmente ao desconhecimento por parte dos clientes. É uma questão de tempo até as boas ideias serem uma certeza.

8. Qual o vosso produto mais popular e porquê?

Podemos dizer que é o detergente da roupa, sobretudo com o aroma Sabão Natural. O seu cheiro levaa as pessoas às memórias dos tempos dos seus avós ou pais, que lavavam a roupa com um aroma semelhante. Para além disto, a eficácia do detergente na limpeza e capacidade de deixar a roupa macia.

EcoX

9. Se tivessem de provar a um consumidor que tem dúvidas no poder do vosso produto e no seu impacto ambiental, quais os argumentos que usavam para o convencer?

Conceito inovador, valorização de desperdícios, uso renovável de recursos, biodegradabilidade, 100% português, reutilização e eficiência.

Um litro de óleo alimentar usado contamina mil milhões de litros de água, que é um recurso escasso. Ao darmos uma nova vida a este óleo alimentar usado na produção de detergentes ecológicos impedimos que tenha impactos ambientais. Ao mesmo tempo criamos uma solução inovadora na limpeza de cada lar, que também não tem impacto ambiental pois os produtos EcoX são 100% biodegradáveis.

Para além disto, permitimos uma oferta personalizada através da compra a granel assim como a possibilidade de reutilização das embalagens, evitando o plástico de uso único.

Todos os nossos produtos são vegan e baseados num conceito de economia circular desde a sua produção. Somos o poder da limpeza e do conforto na vida de cada pessoa, com soluções inovadoras e sustentáveis a partir de desperdícios. 

Cuidamos do futuro.

EcoX Caderneta Sustentável

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough