ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Quanto mais tempo vamos demorar para agir contra o degelo do Planeta Terra?

Delego Antártica Gronelândia

Esta é mais uma das notícias que dispensaria escrever mas, estando na ordem do dia, é preciso partilhá-la.                      

Desde 1990 que o Planeta Terra perdeu cerca de 28 triliões de toneladas de gelo. É impossível perceber a real dimensão deste problema, no entanto as consequências já estão visíveis.

A subida média do nível do mar tem colocado em perigo várias populações e, de acordo com algumas previsões, nos próximos anos algumas das regiões irão ficar submersas. 

Imagens divulgadas pela revista científica The Cyrosphere

O estudo levado a cabo por um grupo de cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, utilizou dados de satélite para chegar a esta conclusão. Publicado pela revista The Cryosphere, esta investigação divulgou que, nos últimos 30 anos, verificou-se um aumento de 65% na taxa de perda de gelo (com especial foco na manta polar da Antártica e Gronelândia).

Quais as consequências?

De acordo com uma entrevista da SIC a Ângela Morgado, da Associação Natureza Portugal, existem vários perigos associados a este problema. Assim, seguem abaixo alguns deles:

  • Desaparecimento de cidades
  • Migração das populações
  • Extinção de recursos;
  • Alteração da biodversidade marinha;
  • Impacto nos stocks de peixe.

Que fatores contribuíram para o aumento da taxa de perda de gelo?

Para esta calamidade têm contribuído dois grandes problemas:

  • Aumento da temperatura atmosférica que se tem vindo a acentuar nos últimos anos;
  • Subida da temperatura dos oceanos, como consequência da primeira, que acelerou o derretimento da camada de gelo da Antártica.

Por cada centímetro de elevação do nível do mar, cerca de um milhão de pessoas correm o risco de serem deslocadas para outras regiões.

Por fim, de salientar que um dos participantes no estudo, Thomas Slater (investigador no Centro de Observação Polar e Modelação) avançou que o degelo na Antártica e Gronelândia foi o que mais acelerou.

As camadas de gelo estão neste momento num dos piores cenários de aquecimento do clima equacionados pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.

Assim, fica a pergunta: quanto mais tempo vão os nossos líderes governamentais tomar para agir?

Foram encontrados microplásticos perto do pico do Evereste. Saibam tudo aqui.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough