ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Microplásticos nas saquetas de chá? É verdade.

Saquetas de chá microplásticos

Nunca fui fã de chá mas, com o tempo frio, passou a ser a minha bebida de eleição.                                     

No início comprava no supermercado as típicas saquetas, procupando-me se vinham embaladas numa camada adiconal de plástico ou não. Por vezes, até chocalhava as caixas para chegar a alguma conclusão. 

No entanto, depois de ver esta notícia e de me ter informado sobre o tema, as saquetas de chá deixaram de ser uma opção. Porquê? Microplásticos.

11 600 000 000

microplásticos libertados pelas saquetas de chá

O estudo não é de agora, mas não deixa de ser importante destacá-lo. Assim sendo, e de acordo com a investigação da revista científica Environmental Science & Technology, as típicas saquetas de chá libertam não só o aroma mas também milhões de nanopartículas de plástico.

Neste estudo foram comparados 4 chás diferentes embalados em saquetas de plástico. O processo foi o seguinte:

  • O chá foi removido das saquetas;
  • As saquetas foram fervidas a 95º durante 5 minutos;
  • No final, constatou-se que uma única saqueta de chá libertava qualquer coisa como 11,6 mil milhões de micropartículas e 3,1 mil milhões de nanopartículas de plástico para a água.
Saquetas de chá microplásticos

Nylon e politereftalato de etileno, já ouviram falar?

Os cientistas descobriram não só os factos mencionados acima, como também chegaram a outra conclusão. Assim, o nylon (fibra sintética) e o politereftalato de etileno encontram-se em maior quantidade nas amostras de chá do que em outros alimentos já analisados noutras investigações. 

O seu tamanho é tão pequeno que chega a ser 150 vezes inferior ao de um simples fio de cabelo. Sim, leste bem: um fio de cabelo. 

E porque não chás de infusão?

Assim sendo, na próxima vez que pensares em ir ao supermercado e estiveres tentado a comprar saquetas de chá, pensa duas vezes. Primeiro tenta perceber as letras pequeninas, para entender qual o material utilizado na sua composição.

Caso fiques com dúvidas, então os chás de infusão são a melhor opção. Poderás encontrá-los nas grandes superfícies (embalados em plástico, infelizmente), mas também já se encontram à venda a granel. 

Estarão os portugueses alerta sobre este tema?

No ano passado foi revelado um estudo realizado pela InMarket, que dava conta da preferência dos portugueses no que toca ao consumo de chá. 

Assim, concluiu-se que o elemento mais determinante para a escolha de uma determinada marca seria o sabor, com 18,9%. Seguiu-se a qualidade (13%) e a notoriedade (7,7%)

Esperemos que, com o tempo, a forma como o chá é embalado passe também a estar neste ranking. Certamente que é um tema que interessa a todos os consumidores.

E vocês, surpreendidos pela quantidade de microplásticos libertados pelas saquetas de chá?

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough