ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Detergentes Sustentáveis? Marca portuguesa na linha da frente

detergentes sustentáveis

Hoje vamos falar sobre detergentes sustentáveis!

Detergentes e produtos de limpeza fazem parte do nosso dia a dia, principalmente agora em plena pandemia, em que devemos manter tudo mais limpo que nunca. Mas nem sempre estes são amigos do ambiente ou da nossa saúde. 

Apesar de tentar manter os químicos longe, nunca tinha parado para ler os rótulos dos detergentes que tinha em casa… até que que vi um post da Anna Masiello, do instagram @hero_to_0, que mostrava o rótulo de uma embalagem de detergente da louça Fairy. Peguei na embalagem do mesmo detergente que eu tinha em casa e dei de caras com o mesmo texto:

Vejo este como um bom exemplo de Greenwashing: A embalagem é apresentada como 100% feita de materiais reciclados e como sendo reciclável. Ainda assim, usar este produto claramente é negativo para o meio ambiente e para nós próprios. 

Quando dei por mim, a maioria dos produtos de limpeza que tinha em casa tinham a informação de que são nocivos, constituídos por químicos cujos nomes não consigo pronunciar e que não são, de todo, bons para a minha saúde. 

Assim, decidi que iria utilizá-los até terminarem e depois apostar em detergentes sustentáveis, amigos do ambiente e amigos da minha saúde também. 

Já tinha algumas marcas debaixo de olho, como a L’Arbre Vert e a Seventh Generation, que se encontram facilmente nos supermercados e a preços bem simpáticos. No entanto a minha escolha foi fácil e imediata, e num instante tinha a minha primeira encomenda feita – os detergentes da EcoX estavam a caminho! 

A Ecox é uma marca Portuguesa que produz detergentes sustentáveis – são biodegradáveis e feitos a partir de óleos alimentares usados – um ótimo exemplo de economia circular e sustentabilidade.

Como é que a marca se distingue?

Os detergentes são feitos a partir de óleos alimentares usados e a marca re-aproveita as embalagens através da venda a granel.

Produtos vegan, não testados em animais e biodegradáveis.

Evita desperdício ao permitir que cada pessoa compre apenas a quantidade que necessita.

Embora a minha primeira compra tenha sido feita a partir do site, o que implicou transporte e embalamento, o objetivo é começar a comprar os detergentes a granel.

O benefício? Compro a quantidade que preciso de cada produto e posso levar as minhas próprias embalagens. Assim, reduzo o consumo de embalagens de plástico, apoio o comércio local e não ponho em risco a minha saúde. 

São as pequenas mudanças que contam e cada pequeno passo que damos é um grande passo para um mundo mais verde e sustentável. Qual foi a última mudança amiga do ambiente que fizeram em casa? 

É boa ideia começar por uma divisão da casa e ver que mudanças podem fazer aos poucos. Ter uma vida sustentável não tem de ser difícil, caro ou aborrecido. Na verdade, é uma pequena aventura em que estamos sempre a aprender! 🙂 

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough