ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

E se os teus próximos ténis fossem feitos à base de fungos de cogumelos?

Adidas Ténis Biodegradáveis Cogumelos

Sim, a Adidas vai lançar uma versão sustentável de um dos seus modelos mais icónicos. Como? Utilizando a parte vegetativa dos fungos que produzem cogumelos.         

Uma das coisas que a pandemia me mostrou foi que não precisava de toda a roupa e sapatos que tinha no meu armário. Infelizmente já cheguei a essa conclusão demasiado tarde mas, ainda assim, a tempo de tomar uma ação. Por esse motivo, e tal como tantas outras pessoas, o valor que investi na indústria têxtil foi bastante mais reduzido em 2020 quando comparado com anos anteriores. O facto de ter percebido a pegada hídrica implicada na produção de uma simples t-shirt ou calças de ganga ajudou.

Apesar desta realidade, é bom perceber que as marcas começam a apresentar soluções mais sutentáveis nesta área. É o caso da Adidas.

Ténis Vegan Adidas

Linha de calçado em couro à base de fungos de cogumelos? Sim, é possível

Motivada pelas questões associadas à sustentabilidade, em 2020, a Adidas lançou versões vegan de dois modelos muito conhecidos. Assim, a marca utilizou poliéster reciclado revestido em poliuretano. Por outro lado, apostou ainda numa linha feita com materiais naturais e reciclados: a Clean Classics

Agora a marca anuciou que está a trabalhar numa versão feita de couro à base de fungos de cogumelos. Para consegui-lo a Adidas associou-se à startup Bolt Threats, responsável por algumas das inovações de insígnias como Stella McCartney, Gucci ou Alexander McQueen.

"Juntamente com os nossos parceiros, a Adidas está a desenvolver um novo material. Esta é uma alternativa de couro puramente biológico feito de micélio, sendo usado pela primeira vez na criação de calçado. Além disso, a Adidas comprometeu-se com a ‘Vier Pfoten’, uma organização de proteção animal, ao proibir completamente o fabrico de peles nos seus produtos."
Adidas
Press Release enviado internacionalmente

Adidas quer alcançar a neutralidade climática até 2050

Esta é apenas uma das iniciativas relacionadas com a sustentabilidade da marca. Para além de já ter abolido a pele de animais nos seus produtos, uma parte deles é agora feito de plástico reciclado apanhado das praias. 

Assim, seguem abaixo algumas das metas da Adidas para os próximos tempos:

  • Até ao final de 2021 a marca estima que 60% dos seus produtos sejam produzidos com poliéster reciclado;
  • A partir de 2024 100% dos seus produtos serão feitos de poliéster reciclado;
  • Até ao final de 2050 a Adidas ambiciona alcançar a neutralidade climática

Por fim, de assinalar que esta é uma boa notícia que mostra como algumas das marcas de grande consumo estão a ter uma maior preocupação com a sustentabilidade. 

Ainda assim, é importante que a nossa exigência relativamente às marcas se continue a fazer ouvir para que tantas outras adotem formas alternativas e responsáveis de produção.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough