ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Como tornar a casa mais quente sem aumentar a fatura da luz?

Como tornar a casa mais quente - imagem capa

Sim, Portugal tem um grave problema com o aquecimento das casas. Os nossos lares não foram feitos para dias frios. Pelo contrário!             

Por isso fica a pergunta: como podemos tornar as nossas casas mais quentes sem aumentar a fatura da luz? Nesta lista podes encontrar algumas dicas para aproveitar o máximo de calor que produzes e equilibrares a temperatura do teu apartamento ou moradia.

Antes de mais, dou-vos a conhecer os principais obstáculos da minha casa para ter uma temperatura amena:

Está virada para norte, o que significa que não apanha exposição solar no inverno. É quente no verão/outono e fria nos restantes meses. 

A sala é um open space, incorporando um corredor de cerca de 5 metros que dá acesso aos quartos e casa de banho. 

Tanto a sala como a cozinha têm persianas e não estores. 

Assim, como tornar a minha casa mais quente?

Vapores, sempre que possível

Tomar banho de porta aberta pode ser uma decisão difícil no inverno mas, no meu caso, não me faz muita diferença. O benefício é claro: o vapor irá espalhar-se pelo resto da casa.

Usar o forno acaba por ser igualmente uma boa opção. Apesar do gasto energético, nestes meses tenho-o utilizado para preparar mais refeições (por vezes duas ao mesmo tempo). Neste caso, deixo a porta da cozinha aberta para que o calor se espalhe pela sala e corredor. 

Bloquear o frio das janelas da sala

Como mencionado em cima, as janelas da minha sala não dispõem de estores. Trata-se de uma varanda fechada com vista para o Cristo Rei, motivo pelo qual a senhoria decidiu não investir numa proteção extra.

Se a tua situação é igual à minha, existem algumas coisas que podes fazer:

  1. Certificares-te que não existem frestas/buracos que permitam a entrada de vento.
  2. Usar um biombo/cortinados para bloquear a entrada do frio.
  3. Isolar os vidros. Como? Reutiliza os plásticos com bolhas presentes em alguns dos equipamentos que compraste. Caso não o tenhas, poderás adquiri-lo em lojas de bricolage

Concentrar o calor nas divisões onde passo mais tempo

Tendo em conta que a sala é um open space, usar um radiador não vai fazer muita diferença. Por esse motivo, utilizo-o apenas no quarto, minutos antes de ir dormir. 

Para além disso, mantenho todas as portas fechadas durante o dia para que o “calor” da sala não fuja para as restantes divisões.

Por outro lado se, tal como eu, sentes que está sempre a vir frio da porta da entrada, então não te esqueças do tradicional “chouriço”.

Conservar temperatura da casa

Tapetes e mantas na sala

Uma parede despida deixa o calor fugir mais depressa. Assim, é importante que distribuas a mobília na tua casa de forma inteligente. Cobri-las com espelhos, molduras e papel de parede vai ajudar. 

Não esquecer igualmente os têxteis. Como grande parte do calor é perdido através do chão, usa tapetes ou carpetes na tua casa para teres um isolamento extra.

No sofá, de preferência de tecido, não te esqueças de teres uma manta polar. As almofadas também vão ajudar a que te sintas mais confortável e quente.

 

Outras dicas

Obviamente que, caso tivesse estores na sala, fechá-los durante parte do dia iria ajudar a conservar o calor da casa. No entanto, à falta deles, tento arranjar alternativas. Caso a tua casa tenha exposição solar, abre os estores e fecha-os quando o sol já não estiver a incidir.

Por fim, não esquecer igualmente que o isolamento é essencial. Não ignores uma simples corrente de ar porque isso nunca é bom sinal.

Começaste o ano e gostavas de adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente? Sabe como aqui.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough