ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Como começar o ano de forma mais sustentável

começar o ano de forma mais sustentável

Há dias perguntavam-me se tinha dicas para começar o ano de forma mais sustentável. Aconselhei a começar pelo que têm no prato às refeições e por tentarem estar o mais informados possível!

Janeiro é o mês das novas resoluções, do “ano novo, vida nova” e das mudanças que queremos implementar. Mas a verdade é que, sem ajuda, nem sempre é fácil mudar os nossos velhos hábitos. Por isso, hoje trazemos algumas plataformas para te ajudar neste caminho rumo a uma vida mais amiga do ambiente e para começares o ano de forma mais sustentável.

O Desafio Vegetariano, é uma plataforma gratuita que, durante um mês, oferece toda a ajuda necessária para uma alimentação sem produtos de origem animal. Quando te inscreveres, vais receber ementas para todas as refeições, receitas originais e dicas preciosas para quem está a começar.

As receitas incluem pequeno almoço, entradas, refeições completas, snacks ou mesmo sumos e batidos. Para além disso, ajudam a desmistificar muitas ideias que ainda se têm relacionadas com uma alimentação de base vegetal. Por exemplo

Todas estas ideias estão erradas e na plataforma do Desafio Vegetariano é explicado ao pormenor porquê. Vale a pena espreitar! 

O VeggieKit é uma iniciativa da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) com o mesmo objetivo do Desafio Vegetariano – mostrar que uma alimentação de base vegetal não é difícil, não é cara e é muito deliciosa!

Podem fazer o download gratuito do guia do Veggie Kit que inclui não só receitas deliciosas – como tofu à Brás, feijoada de vegetais e mousse de chocolate – mas também como ter um prato recheado de nutrientes, dicas de por onde começar e como substituir alimentos de origem animal.

Para além disso, o Veggie Kit inclui um desafio gratuito de seguir uma alimentação de origem vegetal por 15 dias – subscrevendo, recebem um email diário com dicas úteis e receitas, com acesso a mentoria e apoio de nutrição! 

 
oveggiekit
Instagram: @oveggiekit
janeiro sustentável
Instagram: @janeirosustentavel

Janeiro Sustentável é o nome do novo projeto de um grupo de jovens, entre os 21 e os 27 anos. Durante todo o mês de Janeiro, vão partilhar informações, dicas e desafios relacionados com o tema da sustentabilidade, para mostrar como ter um estilo de vida mais amigo do ambiente não é um bicho de sete cabeças.

Cada dia da semana terá um tema – educação, plástico, moda, economia circular, guias básicos e alimentação. E porque a sustentabilidade é um caminho que se faz em conjunto, todos os Domingos é lançado um desafio! O primeiro desafio já foi lançado – escolher dois comportamentos sustentáveis para começar a jornada e inscrever no Desafio Vegetariano.

Eu já aceitei o desafio da primeira semana do Janeiro Sustentável! Uma vez que já sou vegetariana, vou fazer um esforço por comprar menos embalados e por comprar vegetais e fruta no mercado local. E por aí, já conheciam estas iniciativas? Que resoluções de ano novo têm que vos vão ajudar a ter um estilo de vida mais sustentável?

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough