Práticas? Sim. Sustentáveis? Não muito! Como devemos então reciclar as cápsulas de café?
Português que é português gosta de beber o seu café. É um hábito muito nosso ir ao café pedir um expresso ou uma bica, ou ter uma máquina no escritório e claro, em casa.
Mas onde podemos colocar as nossas (muitas) cápsulas?
- Ecoponto amarelo
- Entregar na marca
- Lixo comum *
* Entre colocar no ecoponto amarelo ou no lixo comum, lixo comum é a opção correta. Mas devemos sempre fazer por entregar na marca.
Apesar de a maioria das cápsulas serem feitas de plástico, não podem ser colocadas no ecoponto amarelo pois não podem ser recicladas pelo processo habitual. Este é um grande problema para o ambiente e, consequentemente, para a nossa saúde. Com o intuito de diminuir o impacto das cápsulas no ambiente, as marcas de café têm já algumas soluções – por exemplo, a Nespresso produz cápsulas de alumínio que poderá ser reciclado inúmeras vezes. Para além disso, a Delta Q lançou recentemente as novas cápsulas orgânicas e biodegradáveis, feitas de uma mistura de milho, cana-de-açúcar e mandioca – com o objetivo de, em 2025, todas as cápsulas de café vendidas pela marca serem biodegradáveis.
Ainda assim, são incontáveis as cápsulas de café que vão parar aos contentores errados e/ou ficam por reciclar.
Estas são algumas das soluções já existentes considerando a marca de café que consomes:
A Nespresso tem um programa de reciclagem das cápsulas em que o alumínio é separado das borras para que seja reciclado. As borras são utilizadas para adubar campos agrícolas – como por exemplo em Santa Margarida do Sado, onde é produzido arroz que é mais tarde doado ao Banco Alimentar.
É só guardar as cápsulas no saco que é facultado pela marca e mais tarde devolver num dos mais de 200 pontos de entrega e pedir um novo!

Para além das novas cápsulas biodegradáveis, a Delta Q tem também um programa de reciclagem de cápsulas semelhante ao da Nespresso – reciQla. O processo é simples: guardar as cápsulas usadas, devolver à marca (pessoalmente nas lojas Delta Q e departamentos comerciais ou fazendo pedido de recolha na loja online) e pedir novo saco. Do mesmo modo, a marca é depois responsável por todo o processo de reciclagem.


Embora feitas de plástico, as cápsulas de café da Dolce Gusto podem também ser recicladas através da marca, com o mesmo processo que as marcas anteriores.
O saco para guardar as cápsulas usadas poderá ser pedido nos postos de venda, quando cheio, é devolvido à marca para que o plástico seja reciclado e as borras sejam utilizadas para composto agrícola.
Os próprios supermercados estão mais atentos a esta questão e têm também soluções. O Pingo Doce é um exemplo, uma vez que tem um serviço de reciclagem em 345 estabelecimentos que inclui a reciclagem de cápsulas de café de qualquer marca (e também de resíduos como óleos, lâmpadas, pilhas, tampas e tinteiros).
Se não dispensas uma chávena de café pela manhã mas te preocupa o impacto que tem no planeta, não te preocupes pois há alternativas sustentáveis!
Por exemplo, as cápsulas reutilizáveis. Podem não ser tão práticas como tirar uma cápsula da caixa e coloca-la dentro da máquina, mas são uma opção amiga do ambiente e, a longo termo, mais amiga da nossa carteira também. Uma das vantagens é que basta comprar o café que mais nos agrada em pó. O que, só por si, já é uma vantagem uma vez que significa também menos embalamento.
Infelizmente, para já, não existem muitas escolhas de cápsulas reutilizáveis. No entanto, para quem tem em casa máquina de café da Nespresso ou da Dolce Gusto, existe já opção:
Estas cápsulas podem ser encontradas em lojas como a Mind the Trash, a Maria Granel ou a Pegada Verde.
Por aí bebem muito café? Que passos já deram para tornar este hábito mais sustentável? Eu já tenho a minha cápsula reutilizável para a Nespresso e, quando uso as descartáveis, devolvo sempre à marca !