ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

As 12 resoluções ambientais que precisas de fazer para 2021

Resoluções

Já estás a pensar nos 12 desejos que vais pedir no momento em que as 12 badaladas tocarem?                                                           

Em 2021, não te fiques apenas pela saúde, dinheiro e trabalho. Nesta Passagem de Ano lembra-te do Planeta Terra. Desafia-te a ser mais sustentável e a adoptar novos hábitos no teu dia-a-dia que se coadunem com os 5 R’s: Reduzir, Rejeitar, Reutilizar, Reciclar e Repensar.

Assim, fizemos uma lista com 12 resoluções ambientais para que em 2021 sejas mais ecológico.

Days
Hours
Minutes
Seconds

1. Reduz o plástico na tua vida.

Esta parece fácil, mas torna-se numa missão quase impossível quando vais ao supermercado. Por isso, prepara-te da melhor forma para reduzires a quantidade de plástico que levas para casa no final das compras. 

Utiliza sacos de rede para as frutas e legumes, leva sacos para colocares os produtos que adquiriste, evita frescos embalados e, se possível, não te esqueças de caixas para colocares a carne ou peixe.

2. Passa a analisar a fatura da água.

Quantos litros de água consomes mensalmente? Provavelmente não sabes a resposta a esta pergunta, mas é importante para tentares diminuir esse valor. 
 

Em média, cada português gasta 187 litros de água por dia. São cerca de 37 garrafões de 5 litros. Porque não fazeres parte do grupo de pessoas que contribui para que este valor diminua?

3. Cozinha uma refeição vegetariana por semana.

Quem dia uma, diz duas. No entanto, não queremos ser exigentes. Assim, todas as semanas podes cozinhar uma refeição vegetariana em quantidades superiores para te dar para mais do que uma dose. O Planeta agradece.

receitas com sobras

4. Visita o comércio tradicional.

Muitas vezes utilizamos a desculpa de que não vamos à mercearia do bairro porque os preços são mais altos. No entanto, acabamos por ir ao supermercado (onde os preços são mais baixos) e compramos mais coisas do que precisamos. Conclusão? Gastamos mais dinheiro. 

Ainda tens a certeza de que não compensa ir ao comércio tradicional de rua?

5. Está estragado? Repara.

Sabemos que é mais fácil comprar um determinado produto quando outro se estraga. Basta ir ao supermercado ou ao centro comercial para, em menos de uma hora, termos um problema resolvido. Da próxima vez que isso acontecer, pensa em reparar. Seja um eletrodoméstico, um par de botas cuja sola esteja descolada ou uma camisola rota. Sim, a tua carteira também vai agradecer.

6. Espalha a mensagem.

Desde que comecei esta jornada, os meus amigos passaram a estar mais atentos ao tema Sustentabilidade. Seja na altura de ir às compras ou na partilha de informação. Assim, se sentires que a tua rede começa a ficar mais atenta a determinados problemas, é sinal de que estás a ir no caminho certo.

7. Procura mais informação.

Se ler pode ser um entrave para que ganhes mais conhecimento sobre o meio ambiente, opta por séries ou documentários. Uma Vida no nosso Planeta, Kiss the Ground e Cowspiracy são algumas das nossas sugestões. Podes conhecer outras aqui.

8. Reduz o desperdício alimentar.

Sobrou um resto do jantar e não sabes o que fazer? Não deites fora. Pensa numa receita que possas fazer com esses alimentos. Neste artigo ajudamos-te a fazer autênticas iguarias com as conhecidas “sobras”.

Por outro lado, passa a utilizar aplicações como o Too Good To Go para que comida em tempo de vida útil não seja desperdiçada.

9. Olha para o código de barras dos produtos.

Os códigos de barra que começam em 560 conferem aos produtos um “Made in Portugal”. Opta, sempre que possas, pelo que é nacional. 

10. Doa o que já não precisas.

Em 2020 muitas foram as famílias que fizeram arrumações profundas lá em casa. O COVID-19 deu-nos tempo para isso, tendo em conta o confinamento que nos foi imposto. 

Assim, em 2021, não deixes de fazer o mesmo. Não acumules coisas de que não precisas. Separa o que ainda está em bom estado e doa a uma instituição. Quanto aos produtos/artigos que já não se aproveitam, podes consultar a Waste App para saber onde depositá-los.

11. Recolhe lixo das praias.

Com a pandemia passámos a estar menos tempo com os nossos amigos. No entanto, podes desafiá-los para uma recolha de lixo numa praia. Para além do risco de contágio ser reduzido por se tratar de um espaço aberto, vais construir um sentido de missão de grupo. 

12. Nas ajas por impulso.

Por fim, e não menos importante, pensa antes de fazer as coisas. Organiza-te. Muitos dos erros que cometemos acontecem pelo facto de tomarmos decisões por impulso. Assim, em 2021, rejeita-as.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough