ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Microplásticos encontrados na placenta? Sim, é verdade.

Microplasticos placenta humana

O mais recente estudo publicado pela revista Environment International dá conta de que foram encontrados microplásticos na placenta humana.

Assim, e de acordo com Elizabeth Salter Green, da instituição de caridade Chem Trust, “os bebés estão a nascer pré-poluídos“. Apesar de se tratar de um estudo muito pequeno, este não é um bom preságio para o futuro da humaninade.

"É como ter um bebé ciborgue: já não composto apenas de células humanas, mas com uma mistura de entidades biológicas e inorgânicas".

O estudo realizado em quatro mulheres, detetou microplásticos na placenta de duas delas. Apesar de apenas 4% da placenta ter sido analisado, não é uma percentagem que deva ser igorada. Com um espessura de 0,01 milímetros, foram encontrados resíduos azuis, vermelhos, cor de laranja e cor-de-rosa

O estudo revela ainda que estes microplásticos podem ser provenientes de embalagens, cosméticos e produtos de higienee

Por outro lado, o facto de estes resíduos terem sido apenas detetados em duas das mulheres estudadas pode estar relacionado com as suas dietas e estilos de vida.

Apesar de não serem conhecidas as consequências dos microplásticos nestas circunstâncias, estima-se que estes causem danos a longo prazo no desenvolvimento do feto. Podem ainda prejudicar o sistema imunitário pela presença de produtos químicos. 

Os cientistas alertam assim a necessidade de serem realizados mais estudos de modo a averiguar as reais consequências desta situação. 

“Devido ao papel crucial da placenta no apoio ao desenvolvimento do feto e na atuação como interface com o ambiente externo, a presença de partículas plásticas potencialmente nocivas é motivo de grande preocupação”, afirmaram ao jornal The Guardian.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough