ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

10 dicas para que a tua empresa seja mais sustentável

10 dicas para tornar empresa mais sutentável

Posso estar enganado mas, na minha vida, a primeira impressão que tive das coisas foi aquela que me fez tomar as decisões mais acertadas.                  
Assim, é importante para uma empresa tomar os passos certos para que seja percebida pelos trabalhadores como preocupada e consciente sobre os desafios relacionados com o meio ambiente e sustentabilidade. 

Muitas das companhias tentam passar essa imagem quando, no entanto, têm práticas que vão contra esse entendimento. Por esse motivo, sugerimos uma lista com dez dicas para tornar a tua empresa mais sustentável.

1. Kit de boas-vindas sustentável

Quantos de nós já recebemos produtos, como autocolantes ou pins, cuja utilidade foi nula?

Substitui, por isso, o welcome kit da tua empresa com items que não acrescentam valor, por outros que transmitam uma mensagem de consciência ambiental aos colaboradores.

Assim, porque não incluir sacos de rede para usar na altura de ir às compras ou garrafas de água que podem ser reutilizadas? Por outro lado, já ouviste falar dos postais semente? Podes oferecer um cartão ao novo empregado que pode ser, mais tarde, plantado.

2. Trabalha com empresas verdes

O employer branding é um termo cada vez mais utilizado no universo profissional.

Mais do que nunca os colaboradores querem sentir que a sua empresa se preocupa com o ambiente de trabalho. Para além dos tradicionais team buildings, outros valores se começaram a levantar.

Assim, por exemplo, algumas empresas passaram a fazer parcerias com outras que trabalham de forma sustentável, seja através da compra de produtos ou da prestação de serviços. 

3.E porque não promover uma recolha de lixo na praia?

Sabemos que muitos dos eventos organizados pelas empresas ocorrem no Verão e no Natal. No entanto, existem outros momentos e iniciativas que podem ser desenvolvidos de modo alertar os colaboradores para os problemas ambientais.

Uma das sugestões pode ser, por exemplo, organizar um team building que inclua uma recolha de lixo na praia.

4. Evita materiais descartáveis

Um colaborador que utilize um copo de plástico descartável por dia, ao final de um ano, terá consumido cerca de 218 copos. Agora, multipliquemos este número pela quantidade de empregados da tua empresa.

Se forem 100, estaremos a falar de 21,800 copos descartáveis que pode evitar ao oferecer uma caneca/garrafa reutilizável a cada colaborador. 

5. Cartões de visita digitais

Os típicos cartões de visita com o nome do colaborador, cargo e e-mail, já fazem parte do século passado. No entanto, ainda é muito comum nas reuniões existir a troca de contactos desta forma.

Será mesmo necessário? 

Incentivar à criação de cartões de visita virtuais vai estimular a que outras empresas façam o mesmo. 

Cartão visita virtual

6. Reuniões virtuais? Sim!

Algo que o COVID-19 nos ensinou foi a quantidade de reuniões realizadas no passado que poderiam ter sido feitas através de um computador.

Incentiva a realização de meetings virtuais, evitando viagens de avião ou de carro. Por outro lado, implementa na tua empresa a possibilidade de os colaboradores trabalharem de casa alguns dias por semana.

Reuniões Zoom

7. Substitui as lâmpadas comuns pelas LED

Não vais notar apenas uma redução na fatura final da eletricidade, mas igualmente uma grande diferença na vida útil das lâmpadas.

8. Promove a reciclagem junto dos colaboradores

Disponibiliza diferentes contentores na tua empresa para incentivar os colaboradores a fazerem a reciclagem

9. Adiciona uma nova secção à newsletter da tua empresa

É comum nas médias/grandes empresas existir uma comunicação interna, seja a através de newsletter ou mesmo de um jornal digital. 

Assim, propõe o desenvolvimento de uma secção com dicas sustentáveis para despertar a consciência dos colaboradores.

10. Reduz o consumo de água

Aplica pequenas mudanças na infraestrutura da tua empresa. Como?

Torneiras com temporizador ou autoclismos com dois botões que evitam despercidar água a cada descarga. A existência de cartazes que promovam dicas para os colaboradores reduzirem a água gasta (nomeadamente quando estão a lavar os dentes) são também uma opção.

Achaste úteis estas 10 dicas para tornar a tua empresa mais sustentável? Aqui podes encontrar 20 ideias para poupares água em tua casa.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough