ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

5 dicas para evitar o plástico na casa de banho

evitar plástico casa de banho

Se estás a ler este post na tua casa de banho, nem a propósito. Olha em volta e repara na quantidade de produtos que são feitos em plástico. Quase todos?

Esta tarefa é inglória e faz-nos pensar efetivamente como é que nos podemos largar deste material que teima em ser tão nocivo para o Planeta Terra. Assim, fizemos uma lista com 5 dicas sobre como podes evitar o plástico na tua casa de banho.

1. Exfoliantes com microesferas? Não, obrigado.

Durante vários anos, dado os meus problemas de acne, fui consumidor assíduo de exfoliantes. Clean and Clear, Clearasil, La Roche Posay, foram por isso alguns dos produtos que constaram na prateleira da minha casa de banho. Apesar de, há alguns anos, as marcas utilizarem para efeitos de exfoliação formas mais naturais, como os caroços de alperçe, as microesferas tornaram-se bastante populares. 

Assim, na próxima vez que precisares de comprar um exfoliante, dá-te ao trabalho de olhar para a lista dos ingredientes. Verifica se não incluí um destes:

  • Polietileno (PE)
  • Polipropileno (PP)
  • Politereftalato de etileno (PET)
  • Polimetilmetacrilato (PPMA)
  • Politetrafluoretileno (PTFE)
  • Nylon 

2. Discos de algodão

Esta é outra das dicas para evitar plástico na casa de banho. Uma das coisas que muitos de nós tem no wc são discos de algodão, seja para desmaquilhar, seja para sarar uma ferida. Para além de serem descartáveis, estão na maior das vezes embalados em plástico. Assim, porque não pesquisares pela sua versão reutilizável? Já várias empresas comercializam discos que não vão para lixo ao fim de uma utilização.

2. Embalagens de gel de banho

A área da higiene pessoal era uma das que me suscitava maior curiosidade numa ida ao supermercado. Quantos de vocês não deram por si com várias embalagens de gel de banho, com diferentes cheiros, à espera de serem gastas? Nos últimos tempos os sabonetes passaram a ocupar mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Opta por aqueles que não são embalados em plástico. 

dicas evitar plástico casa de banho

4. Espuma de barbear

Será que necessitas mesmo de uma espuma de barbear para fazeres a barba? Quantas vezes já encontraste um produto semelhante numa embalagem sustentável? Acho que sei a resposta.

Assim, porque não utilizar o sabonete do banho/das mãos para esse efeito? Caso tenhas tomado um duche antes, com água quente, os poros já estarão melhor preparados para que o pêlo seja cortado.

Por fim, não necessitas de uma gilete descartável. Investe numa que te possa durar mais do que cinco utilizações. O preço vai compensar a médio prazo.

5. Pasta e escova de dentes

Esta é uma das alterações mais fáceis de fazer no nosso dia a dia. Em vez de comprares as tradicionais escovas de dentes de plástico, opta pelas de bamboo. 

No entanto, tem atenção às suas cerdas. Muitas vezes elas contêm plástico. A Brush with Bamboo já oferece opções 100% biodegradáveis.

Quanto à pasta de dentes, recomendo as da Georganics. E não, não precisas de encher a escova com uma quantidade exurbitante de creme dentário. Assim, basta colocares o tamanho de uma ervilha na tua escova.

0
quilos de lixo produzidos por cada português no ano de 2020.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough