ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Sabes quantos litros de água são necessários para produzir uma t-shirt?

T-shirt litros de água

Quando decides comprar uma t-shirt nova esta é, provavelmente, a última pergunta que te vem à cabeça: quantos litros foram necessárias para produzi-la?

Bom, não temos boas notícias. É assim importante, mais uma vez, salientar a razão pela qual deves conhecer o conceito de economia circular. Segundo o World Wide Fund, para que uma simples t-shirt chegue ao teu guarda roupa são necessários nada mais, nada menos, do que 2.700 litros de água. 

Comprar é demasiado fácil para nos questionarmos sobre um tema que “não convem”. A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, depois da petrolífera. As peças que nos protegem do frio não só consomem recursos naturais como libertam gases poluentes que colocam em causa a sustentabilidade do planeta. 

0

Número de litros de água necessários para produzir uma única t-shirt.

O processo produtivo de uma t-shirt envolve um circuito complexo. Em breves palavras: semear o algodão, regar, tingir, transportar, entre muitos outros passos

Repito: 2.700 litros é a quantidade necessária de água para produzir apenas uma t-shirt. Pensemos assim no número de peças de roupa que estão à nossa disposição numa única loja. O resultado é sempre catastrófico, ainda por mais numa era em que a falta de água e a seca começam a dar várias dores de cabeça aos países.

T-shirt litros de água

Quantos litros de água consomes por dia?

Se um ser humano beber 2 litros de água por dia, significa que, ao final de um ano, consumirá 730 litros. Serão precisos pouco mais de quatro anos para ingerirmos a mesma quantidade de água exigida para a produção de uma t-shirt. 

É assim muito importante ter em atenção a forma de produção da roupa que adquirimos.

Importa também mencionar que, quando uma t-shirt não é de algodão, o cenário não melhora:

  • Uma parte da roupa que temos no armário é sintética, o que significa que provém do petróleo.
  • Estamos por esse motivo a vestirmo-nos de plástico. Assim, cada vez que lavamos roupa, são libertadas partículas que contaminam os oceanos. 

Na próxima vez que te dirigires a uma superfície comercial com o objetivo de comprar uma t-shirt, pensa neste número: 2700.

Convido-te assim a procurar alternativas sustentáveis e a pesquisar por lojas de roupa em segunda mão. Podes começar por esta: já conheces a MyCloma?

Litros de água RTP
Assiste à reportagem Litros de Água de RTP aqui.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe um comentário

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough