ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Índia troca copos de plástico por copos de barro biodegradáveis

kuhlads copos café

Depois de ter proibido em dezembro de 2016 os plásticos descartáveis, como sacos, talheres e copos de plástico em Deli, o governo da Índia anuncia uma nova medida que tem impacto nos hábitos de consumo dos viajantes de comboio.

Assim, os copos descartáveis utilizados no café serão substituídos pelos tradicionais copos de cerâmica kulhads.

Estas peças são totalmente biodegradáveis, podendo ganhar uma nova vida após a sua utilização (transformam-se em novos artigos de barro).

A medida vai gerar a criação de emprego no ofício da olaria, um aspeto positivo num momento em que os efeitos da COVID-19 se fazem sentir em todo o mundo. 

De acordo com uma circular emitida pelo Ministro das Ferrovias, Piyush Goyal, as estações de comboio “são aconselhadas a tomar medidas necessárias para utilizar produtos de terracota” (material constituído por argila cozida no forno), produzidos localmente e mais sustentáveis. Assim, e nas estações de Varanasi e Rae Bareli, os passageiros passam a ser servidos com peças feitas neste material, impactando de forma positiva os pequenos comerciantes.

We have been giving potters electric wheels which have increased their productivity from making 100 cups to around 600 cups a day. It was important to give them a market to sell their wares and generate income. With the railways agreeing to our proposal, lakhs of potters have now got a readymade market.

KVIC (Khadi and Village Industries Commision) Chairman V K Saxena

Esta é assim uma forma eficaz de reduzir os plásticos descartáveis num país onde o excesso de resíduos tem causado bastantes problemas na qualidade de vida da população. 

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough