ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Estas são as empresas mais poluidoras de plástico do Mundo em 2020

Marcas mais poluidoras plástico 2020

Já são conhecidas as marcas mais poluidoras de plástico do Mundo em 2020. Os resultados foram publicados pelo relatório anual do movimento Break Free From Plastic.                 

Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé voltaram a liderar este ranking pelo terceiro ano consecutivo.

Garrafas de Coca-Cola encontradas em 51 dos 55 países analisados

Dos 55 países analisados, as garrafas da The Coca-Cola Company (onde se incluem a Coca-Cola, Fanta e Sprite) foram dessa forma encontradas em 51, nomeadamente em praias, parques e noutros lugares com lixo. Em 2019, as garrafas tinham sido recolhidas em 37 de 51 países. Existiu, deste modo, um agravamento. 

A marca Coca-Cola foi, assim, encontrada em 13.834 peças de plástico, batendo o somatório dos números da PepsiCo e da Nestlé.

PepsiCo e Nestlé seguem-se no ranking das empresas mais poluidoras de plástico em 2020

Apesar de a Coca-Cola liderar o ranking, outras duas empresas bastante conhecidas fazem parte do mesmo.

As insígnias da PepsiCo (Doritos, Lay’s, Pepsi) foram assim encontradas em 5155 items de plástico descartável, em 43 países. Por outro lado, as marcas da Nestlé (Kit Kat, Nescafé, Nestea) foram descobertas em 8366 elementos, em 37 países.

Como é feita esta análise?

Em Setembro de 2016 foi lançado um movimento com o objetivo de lutar por um futuro livre da poluição de plástico, com o apoio de mais de 1.900 ONG’s e indivíduos.

De tal forma que, desde essa data, é feita uma análise aos resíduos encontrados nas praias, parques ou outros lugares com lixo.

Para a recolha dos vários elementos esta associação conta com cerca de 15 mil voluntários, em 55 países.

Em 2020, dos 346494 elementos encontrados, 63% continuam expressamentamente uma marca de consumo.

Números de embalagens encontradas:

0
The Coca-Cola Company
0
Nestlé
0
PepsiCo
0
Total de pedaços de plástico encontrados

As empresas mais poluidoras do mundo dizem que estão a trabalhar para diminuir a poluição e reduzir no plástico, contudo, ao invés disso, continuam a produzir imensas embalagens de plástico descartável e nocivo

Emma Priestland, coordenadora da campanha global do Break Free From Plastic

Por fim, de salientar que, em 2019, a Coca-Cola foi criticada por várias organizações ambientais. A empresa anunciou que não iria deixar de fabricar garrafas de plástico, por estas “serem populares entre os seus consumidores”.

Sabias que foram encontrados microplásticos perto do pico do Evereste?

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough