ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Receitas com sobras

receitas com sobras
O que comemos e como comemos, tem muito peso na nossa pegada ecológica, pelo que devemos ser conscientes daquilo que temos no prato. É por isso que cozinhar com sobras é uma ótima opção!

Vamos falar de fazer receitas com sobras!

Se forem como eu não conseguem cozinhar apenas para uma refeição. Sobra sempre arroz ou legumes, por exemplo. O que comemos e como comemos, tem muito peso na nossa pegada ecológica, pelo que devemos ser conscientes daquilo que temos no prato. É por isso que cozinhar com sobras, embora não pareça interessante, é uma ótima opção!

Deixamos então oito ideias de receitas que podem fazer com as sobras lá de casa:

receitas com sobras

Sopa

A sopa é sempre a solução mais fácil e rápida quando temos legumes a ficar demasiado maduros. Para além disso, para o caldo, podemos sempre usar as partes “menos interessantes” dos legumes – como os talos dos brócolos ou dos espinafres.

Caldo de vegetais

Ferver as cascas dos legumes (cebolas, abóboras, cenouras) junto com os talos que não se aproveitaram (espinafres, couve) e depois escorrer e guardar dá um belo caldo de legumes! Depois, podemos guardar no frigorífico para mais tarde cozer arroz ou massas, por exemplo. Dá mais sabor à comida e aproveitam-se partes dos legumes que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Gratinado de legumes

Se ao almoço fizemos legumes salteados a mais, já temos uma solução para o jantar! Basta juntar num tabuleiro os legumes de sobra com natas, colocar queijo e pão ralado por cima e levar ao forno e voilá!

Salada

Pessoalmente cozo sempre massa a mais, pelo que acabo por ter de aproveitar de uma refeição para outra. Uma das receitas que gosto de fazer, principalmente nos dias em que quero algo mais rápido e fácil, é uma salada! À massa junto os alimentos crus – como alface, rúcula, cenoura, rabanetes, almeirão, tomates cherry – depois alguma proteína – grão, feijão, cogumelos, lentilhas – e por vezes um toque doce – milho, romã – e um molho – maionese, tahini, manteiga de amêndoa, ou só mesmo azeite, sumo de limão ou vinagre.

receitas com sobras

Croutons

Quando o pão começa a ficar mais duro, croutons são a solução para que não se desperdice.  Basta cortar o pão em cubinhos, dispô-los num tabuleiro com azeite, sal e especiarias (pimenta, noz moscada, pimentão doce, oregãos) e levar ao forno por 10 a 15 minutos. O ideal é fazer esta receita aproveitando o calor do forno depois de fazer, por exemplo, lasanha ou gratinado. Depois da primeira estar feita, podemos colocar os croutons e desligar o forno, assim cozinham com o calor final!

"Cascas fritas"

Cascas de batata, batata doce e cenoura – temperadas com azeite, sal, pimenta e orégãos – no forno. Mais uma vez, uma boa forma de aproveitar o que iria para o lixo e de aproveitar o calor do forno que ligámos para outra receita.

receitas com sobras

Hambúrgueres de arroz e cogumelos

Arroz branco cozido… é aborrecido, principalmente quando é “resto do almoço”. Mas podemos torná-lo em algo mais interessante: hambúrgueres! Salteia cogumelos com cebola e alho. Junta-os ao arroz e a salsa ou coentros, pimenta e noz moscada. Tritura e mistura um pouco de pão ralado até ficar com a consistência ideal para moldar em círculos. Depois é só colocar na frigideira até que fique tostado de ambos os lados. Esta receita funciona também com quinoa, trigo sarraceno ou mesmo aveia.

Chá

Já é mais que sabido que as saquetas de chá tradicionais têm micro-plásticos (que dispensamos consumir!). Pelo que, nada melhor que fazer o nosso próprio chá e aproveitar o que temos já em casa – cascas de limão, de laranja ou lima, gengibre e até mesmo de romã.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough