ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Lavar a loiça à mão ou na máquina – qual o método mais sustentável?

lavar a loiça a mao ou na maquina
Lavar a loiça à mão ou na máquina? Qual destes é, afinal, o método mais amigo do ambiente? 

O mito de que lavar a loiça à mão é mais sustentável do que colocá-la na máquina existe. Mas será que é mesmo assim?

De acordo com um estudo realizado por investigadores independentes da Universidade de Michigan, publicado pela revista Environmental Research Communication, lavar a loiça na máquina é mais eficiente do que fazer uma lavagem manual

Factos revelados:

  1. Uma lavagem manual semanal de 32 talheres pode produzir 5 mil quilogramas de gases de efeito de estufa durante 10 anos.
  2. Numa lavagem automática, esse valor reduz para 2000 mil quilogramas de emissões de gases de efeito de estufa.
  3. Lavar a loiça à mão implica gastar o dobro da água necessária em comparação com uma lavagem na máquina de loiça.

Quantos litros de água posso poupar?

Em litros de água gastos, e de acordo com a SABESP (companhia de abastecimento de São Paulo) e o professor Bruno Gianelli (IFSP), existem claras diferenças entre lavar a loiça à mão e na máquina.

  1. Deixar a torneira semi-aberta durante um quarto de hora para lavar manualmente a loiça, pode implicar um gasto de cerca de 117 litros de água.
  2. Se colocares a loiça na máquina, o consumo poderá ser apenas de 40 litros de água, dependendo sempre da classe do eletrodoméstico.
“Alguns estudos indicam que a redução do consumo de água pode ser até seis vezes maior do que a lavagem manual. Mas [há que ter] em conta o impacto ambiental decorrente do fabrico dessas máquinas”.
Bruno Gianelli
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Não tenho máquina de lavar a loiça

Caso não tenhas máquina de lavar a loiça, fica a saber que existem alguns truques que podes ter em atenção na altura de meteres a mão na massa.

  • Deves encher o lava-loiça de acordo com a quantidade de loiça que tens para lavar. Ensaboa, lava e esfregue todos os utensílios, voltando apenas a abrir a torneira na altura do enxaguamento.
  • Se não te apetece lavar a loiça no momento em que acabas a tua refeição, deixa-a de molho. Caso contrário será mais difícil tirar-lhe a gordura. 
  • Fizeste uma receita que deixou a panela cheia de gordura? Coloca um pouco de água no fundo da panela, junta uma colher de sopa de bicabornato de sódio e coloca-a ao lume para aquecer. Assim, irás dissolver a gordura que se encontra agarrada ao fundo, poupando mais água na altura de a lavar.

Tenho máquina de loiça

Se tiveres máquina de lavar loiça, há algumas dicas que podes ter em atenção.

  • Não faças uma máquina apenas com a loiça do pequeno-almoço. Tenta enchê-la com peças de outras refeições.
  • Se possuíres a tarifa de eletricidade bi-horária, faz as tuas lavagens durante esse período.
  • Respeita os espaços definidos pela máquina de loiça entre os pratos e talheres. Caso contrário as peças podem não ficar bem lavadas.
  • Copos, taças, chávenas devem ser colocadas na prateleira de cima, enquanto que os utensílios de maior dimensão devem ficar na de baixo.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough