ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

20 dicas para poupar água

poupar água
Não sabes como podes poupar água? Aqui ficam 20 dicas que vão fazer a diferença no meio ambiente.

Quantas vezes não lavamos os dentes com a torneira aberta? “Só desta vez”, pensamos. Está na hora de mudar este pensamento e não cair no facilitismo. De acordo com as Nações Unidas, até 2050, estima-se que um quarto da população mundial viverá num país com falta de água crónica ou recorrente. Por isso, lê com atenção estas 20 dicas para poupar água no teu dia a dia.

CASA DE BANHO

1. Fecha a torneira enquanto estás a lavar os dentes. 
2. Reduz o tempo que gastas a tomar banho. Não sabes como fazê-lo? Antes de entrares no duche, ativa o cronómetro para fazeres esse controlo.
3. Fecha a torneira enquanto te estás a ensaboar no duche.
4. Banho de imersão? Nem penses!
5. Certifica-te de que fechas bem a torneira depois de a utilizares.
6. Evita fugas de água. Caso tenhas uma torneira a pingar, resolve o problema. Se multiplicares as gotas de água pelo período em que não a arranjas, acredita que o desperdício é considerável.
7. Não descarregues o autoclismo por tudo e por nada. Instala um que tenha um botão que te permita controlar a quantidade de água nas descargas.

COZINHA

8. Caso não tenhas máquina de lavar loiça, enche o lava-loiça com a quantidade de água suficiente para tapar as várias peças. No final é só enxaguar.
9. Liga apenas a máquina de lavar loiça quando esta estiver completa. Assim, poupas água e energia.
10. Verifica a classe dos teus eletrodomésticos. Quanto menor ela for, maior será a quantidade de água gasta e, por consequência, o peso da fatura no final do mês.
11. Quando precisares de lavar a roupa, certifica-te de que enches a máquina.
12. Não deites o óleo usado pelo ralo. Cada litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. Coloca-o numa garrafa e deposita-a num ponto de recolha perto de tua casa.

JARDIM

13. Usar a mangueira para limpar o quintal pode parecer eficaz mas, na realidade, com uma vassoura consegues ter um resultado parecido.
14. No Inverno não tens de regar as plantas todas os dias. Certifica-te de que estas estão húmidas ao colocares o teu dedo na terra.
15. Precisas de lavar o carro? Evita usar a mangueira. Um balde e um pano costumam ser suficientes para que o teu automóvel fique limpo.
16. Recolhe a água da chuva. Monta um coletor para aproveitar a água que escorre do telhado pelas calhas. Há ideias simples e de fácil aplicação. Não ficaste convencido? Coloca baldes no teu jardim para conservares alguma chuva que poderás usar posteriormente.

ALIMENTAÇÃO

17. Planeia a tua alimentação de forma a descongelares os alimentos no dia anterior. Assim não terás de os colocar de molho para esse efeito.
18. Precisas de cozer legumes? Porque não utilizar essa mesma água para prepares o arroz? Para além de economizares, agregas o sabor e nutrientes dos alimentos.
19. Se prepares uma refeição em que tens de utilizar o forno, aproveita-o para também colocares lá legumes com azeite ervas. Assim evitas ter de usar água para cozer arroz ou massa.
20. Reaproveita a água com que lavas os legumes numa taça para regar as plantas de tua casa.

QUANTOS LITROS DE ÁGUA POUPAS SE...

… mantiveres a torneira fechada enquanto escovas os dentes ou fazes a barba? 10 a 30 litros de água.

… optares por um duche rápido em vez de um banho de imersão? 120 litros de água.

… arranjares aquela torneira que está a pingar na casa de banho ou na cozinha? 30 litros de água por dia.

… lavares a loiça na máquina de lavar em vez de o fazeres manualmente? 77 litros de água por lavagem.

Por fim, não te esqueças de partilhar com os teus amigos estas dicas de como poupar água. Quanto mais conscientes todos estivermos, maior será a nossa preocupação na altura de decidirmos abrir uma torneira.

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough