ESTIMA-SE QUE, TODOS OS ANOS, OS OCEANOS SEJAM POLUÍDOS COM CERCA DE 4,8 MILHOES A 12,7 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICOS.

Polígrafo da reciclagem: mitos e verdades

Recycling
Cápsulas de café? Copos partidos? Lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto? Este artigo vai ajudar-te a esclarecer algumas dúvidas sobre o universo da reciclagem.

Já todos tivemos uma dúvida na altura de separar o lixo e, por falta de informação, cometemos erros que podem ter contamidado todo o ecoponto onde depositámos embalagens de plástico, garrafas de vidro ou caixas de cartão. Chegou a altura de saberes um pouco mais sobre o que deves e não deves fazer na altura de reciclar!

Tenho de lavar as embalagens antes de as reciclar.

Photo by Pietro Jeng from Pexels

Falso. Se o fizeres só estarás a despediçar águas pois todas as embalagens, depois de chegarem à indústria transformadora, serão alvo de diferentes tratamentos, nomeadamente o dA lavagem. 

Deves sim retirar os restos e enxaguar de modo a que não se criem cheiros em casa.

As escovas de dentes são recicláveis.

Photo by Pietro Jeng from Pexels

Depende da escova. Se te referes às que, normalmente se encontram na prateleira do supermercado, a resposta é negativa. Tendo em conta que nelas se encontram vários materiais – plástico, metal, nylon ou até mesmo borracha – não deves colocar as escovas de dentes no ecoponto amarelo.

A esferovite vai para o contentor do lixo comum.

Photo by Anna Shvets from Pexels

Sim e não. A esferovite que se encontra dentro das embalagens de produtos que adquirimos (ex: computador ou torradeira), deve ir para o ecoponto amarelo. Já aquela que serve para colocar a carne ou congelados, é feita de um tipo de material que não permite a sua reciclagem em Portugal (devem colocá-la no lixo comum).

Devo colocar os copos partidos no vidrão.

Falso. Apesar de o vidro temperado poder ser reciclado, os copos que partes em casa não deve ser colocados no ecoponto verde pelo processo de transformação que sofreram. O mesmo se aplica aos pirex ou espelhos. Todos eles devem ser colocados no lixo comum.

As gilletes que já não uso vão para o lixo comum.

Verdadeiro. Os produtos plásticos e metálicos não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Seguem alguns exemplo: CD’s, DVD’s, cassetes de vídeo, fita-cola, autocolantes, alguidares, tachos, panelas, baldes de plástico e, claro está, as gilletes

O meu cartão bancário expirou. Coloco no lixo comum.

Sabias que podes dar uma nova vida aos cartões caducados? A Caixa Geral de Depósitos desenvolveu um circuito de recilagem de cartões obsoletos para a incorporação destes resíduos na produção de peças de mobiliário em plástico 100% reciclado. Sabe mais aqui.

As cápsulas de café não são recicláveis.

Falso. As cápsulas de café utilizadas tem o seu próprio circuito de reciclagem e não devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Devem ser colocados em ecopontos específicos que várias marcas já disponibilizam, nomeadamente a Nespresso, a Dolce Gusto, a Delta Q, o Pingo Doce. Existe ainda o caso da Bogani ou BiCafé que lançaram cápsulas biodegradáveis em 12 semanas sem recurso a alumínios e plásticos.

O papel molhado vai para o contentor do lixo comum.

Verdadeiro. O papel ensopado deve ficar longe do ecoponto azul para evitar a contaminação dos restantes resíduos. A sua humidade prejudica todo o circuito da reciclagem. Os lenços/guardanapos usados, toalhitas ou o papel vegetal também devem ser colocados no contentor do lixo comum.

A caixa da pizza vai para o ecoponto azul?.

Verdadeiro. Devemos deixar os papéis e cartões com gordura fora do ecoponto azul mas, no caso de uma caixa de pizza, a sua quantidade de gordura não justifica que a coloquemos no contentor do lixo comum.
Este é, aliás, um dos mitos da reciclagem.

Os envelopes com "janela" contaminam o ecoponto azul.

Falso. As embalagens com mais do que um material devem ser colocados no contentor da maior quantidade. No caso de um envelope com uma “janela” de plástico, o ecoponto azul é a decisão acertada. A indústria da reciclagem consegue gerir pequenos níveis de contaminação.

Posso deixar o lixo volumoso ao lado do contentor.

Errado, muito errado. Quantos de nós já vimos autênticos monos ao lado do contetor impossibilitando inclusivamente a passagem das pessoas? Por norma as Câmaras e Juntas de Freguesia oferecem um serviço de recolha a custo zero para evitar precisamente este tipo de situações. Basta uma simples chamada para que uma entidade se desloque a sua casa e recolha antigos móveis, colchões ou eletrodomésticos. 

Existe uma app que me diz qual o procedimento que devo ter com materiais mais específicos.

Sim! Não é fácil responder a todas as questões relacionadas com reciclagem. Apesar de este ser o terceiro R no mundo da ecologia (Reduzir e Reutilizar têm um maior impacto no meio ambiente), a Quercus lançou uma WasteApp, uma app que nos ajuda a separar melhor o lixo. Disponível para Android.

Continuas com dúvidas? Envia-nos um e-mail: geral@reciclarnaochega.pt

Partilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter

Deixe uma resposta

RECICLAR NÃO CHEGA

The truth is: the natural world is changing. And we are totally dependent on that world. It provides our food, water and air. It is the most precious thing we have and we need to defend it.

David Attenborough