


Já todos tivemos uma dúvida na altura de separar o lixo e, por falta de informação, cometemos erros que podem ter contamidado todo o ecoponto onde depositámos embalagens de plástico, garrafas de vidro ou caixas de cartão. Chegou a altura de saberes um pouco mais sobre o que deves e não deves fazer na altura de reciclar!
Tenho de lavar as embalagens antes de as reciclar.

Falso. Se o fizeres só estarás a despediçar águas pois todas as embalagens, depois de chegarem à indústria transformadora, serão alvo de diferentes tratamentos, nomeadamente o dA lavagem.
Deves sim retirar os restos e enxaguar de modo a que não se criem cheiros em casa.
As escovas de dentes são recicláveis.

Depende da escova. Se te referes às que, normalmente se encontram na prateleira do supermercado, a resposta é negativa. Tendo em conta que nelas se encontram vários materiais – plástico, metal, nylon ou até mesmo borracha – não deves colocar as escovas de dentes no ecoponto amarelo.
A esferovite vai para o contentor do lixo comum.

Sim e não. A esferovite que se encontra dentro das embalagens de produtos que adquirimos (ex: computador ou torradeira), deve ir para o ecoponto amarelo. Já aquela que serve para colocar a carne ou congelados, é feita de um tipo de material que não permite a sua reciclagem em Portugal (devem colocá-la no lixo comum).
Devo colocar os copos partidos no vidrão.
Falso. Apesar de o vidro temperado poder ser reciclado, os copos que partes em casa não deve ser colocados no ecoponto verde pelo processo de transformação que sofreram. O mesmo se aplica aos pirex ou espelhos. Todos eles devem ser colocados no lixo comum.
As gilletes que já não uso vão para o lixo comum.
Verdadeiro. Os produtos plásticos e metálicos não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Seguem alguns exemplo: CD’s, DVD’s, cassetes de vídeo, fita-cola, autocolantes, alguidares, tachos, panelas, baldes de plástico e, claro está, as gilletes.
O meu cartão bancário expirou. Coloco no lixo comum.
Sabias que podes dar uma nova vida aos cartões caducados? A Caixa Geral de Depósitos desenvolveu um circuito de recilagem de cartões obsoletos para a incorporação destes resíduos na produção de peças de mobiliário em plástico 100% reciclado. Sabe mais aqui.
As cápsulas de café não são recicláveis.
Falso. As cápsulas de café utilizadas tem o seu próprio circuito de reciclagem e não devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Devem ser colocados em ecopontos específicos que várias marcas já disponibilizam, nomeadamente a Nespresso, a Dolce Gusto, a Delta Q, o Pingo Doce. Existe ainda o caso da Bogani ou BiCafé que lançaram cápsulas biodegradáveis em 12 semanas sem recurso a alumínios e plásticos.

O papel molhado vai para o contentor do lixo comum.
Verdadeiro. O papel ensopado deve ficar longe do ecoponto azul para evitar a contaminação dos restantes resíduos. A sua humidade prejudica todo o circuito da reciclagem. Os lenços/guardanapos usados, toalhitas ou o papel vegetal também devem ser colocados no contentor do lixo comum.
A caixa da pizza vai para o ecoponto azul?.
Verdadeiro. Devemos deixar os papéis e cartões com gordura fora do ecoponto azul mas, no caso de uma caixa de pizza, a sua quantidade de gordura não justifica que a coloquemos no contentor do lixo comum.
Este é, aliás, um dos mitos da reciclagem.
Os envelopes com "janela" contaminam o ecoponto azul.
Falso. As embalagens com mais do que um material devem ser colocados no contentor da maior quantidade. No caso de um envelope com uma “janela” de plástico, o ecoponto azul é a decisão acertada. A indústria da reciclagem consegue gerir pequenos níveis de contaminação.

Posso deixar o lixo volumoso ao lado do contentor.
Errado, muito errado. Quantos de nós já vimos autênticos monos ao lado do contetor impossibilitando inclusivamente a passagem das pessoas? Por norma as Câmaras e Juntas de Freguesia oferecem um serviço de recolha a custo zero para evitar precisamente este tipo de situações. Basta uma simples chamada para que uma entidade se desloque a sua casa e recolha antigos móveis, colchões ou eletrodomésticos.

Existe uma app que me diz qual o procedimento que devo ter com materiais mais específicos.
Continuas com dúvidas? Envia-nos um e-mail: geral@reciclarnaochega.pt